terça-feira, outubro 25, 2005

Noiva . praia da ursa

Dia 4 de Setembro de 2005
Noiva - monte de pequenas pedrinhas muito mal coladas umas às outras com 100 metros de altura.

O nosso amigo Tim Burton, devia estar na Praia da Ursa a olhar para esta bela silhueta que entra mar adentro. E de repente pensou, “Noiva Cadáver”.

O dia estava ventoso, compramos uma “bola de carne” e um “bolo de nós”, e duas “cocacolinhas”. Dirigimo-nos mais uma vez ao Cabo da Roca, descemos para a Praia da Ursa, e começaram as dúvidas… banho ou escalada, escalada ou banho?…Quem disse que havia acesso à Noiva pela praia devia ser amarrado a um rochedo, toca a subir tudo com a quinquilharia às costas, do alto da falésia virados para a face “este” da Noiva, não víamos népia do caminho, entretanto lanchamos.
Aproximamo-nos por uma rampa manhosa à base do rochedo e decidimos subir a ver no que dava.

largo I – 30 metros
O largo inicia numa chaminé engraçada que sobe aí uns 5 ou 6 metros até um filão de terra que atravessa em diagonal para a esquerda, inicia-se uma fácil travessia por terreno decomposto. Depois de superar um ressalto a reunião (2 quimicos) encontra-se numa confortável plataforma.

Largo II – 30 metros
O 2º largo segue-se pelo evidente corredor de terra, até à face sul, trepa-se 7 metros à esquerda até à 3ª reunião - 1 parabolt, (juntamos 1 friend) .

largo III – 30 metros
Aqui começa a escalada propriamente dita, vertical o mar lá em baixo, batidas ritmadas. Rocha excelente, grande ambiente.

largo IV – 20 metros
Trepada até ao cume, o cume é espectacular. Um dia era de fazer lá uma rave. Dá para acampar. Fotos da praxe e toca a rapelar. Os rapeis são à Roxo, dois rapeis de 60 metros por terreno prestes a desmoronar-se… Não sei como é que aquilo ainda está de pé. Mas com muito vento e as cordas a fazerem arcos incríveis (se as larga-se ficavam tipo bandeira 60 metros paralelos ao mar), mas lá chegamos aos sapatos da noive e recolhemos a corda.

Comer muramos (“bola de carne”, “bolo de nós”, e uma “cocacolinha”.) e regressamos desta vez pela praia já de noite. Foi possível passar porque a maré estava baixa... Acabamos o dia com um banho no mar a ver as estrelas.
É para voltar, mas da próxima a sua irmã mais podre – cof! cof! Cursa!
Adio!