terça-feira, janeiro 09, 2007

"clan" da ensarilhada

Sexta-feira, 5 de janeiro 2006.
Saímos de Portalegre por volta das 9h da manhã - direcção plataforma de gredos.

Nós os 3 o Bismarque e a Renault 4l clan - grande máquina.

Chegados à plataforma carregados como iaques, bombamos até ao refúgio "josé elola" que carinhosamente chamamos de Zé Lola, onde chegamos ao anoitecer.

Bebemos umas cervejas, "para ajudar o oscar".
Aquecemos um "pão de caco" e uns liofilizados que acompanhados com a garrafa de maduro alentejano que carreguei com gosto.

Pedimos os croquis e começamos a fantasiar passeios por aquelas riscos desenhados.

tinhamos muitas opções: Pilar este ao almanzor, espolon de los lopes, ajugas rojas, hermanitos, etc etc.

Decidimo-mos pelas ajugas rojas para Sábado, e os hermanitos para domingo com regresso pela aresta.

Eu completamente fanático comecei a fazer projectos para 3 vias nas ajugas negras: "diedro de los guias", "diedro de los huerfanos" e não sei qual mais. Para Domingo visualizei a caminhada pelo corredor gelado até junto dos Hermanitos, fazer as 3 nortes do 1º, 2º e 3º hermanito (um para cada um - dizia eu).

Passamos a lápis alguns croquis bebemos um cházinho "noites tranquilas" e fomos nanar.

Levantei-me 4 x durante a noite (devo ter a bexiga pequenina...)

As noites em gredos são sempre espectaculares, as estrelas e a lua iluminam as montanhas, depois da mijinha, ficava a ver as estrelas até o frio me fazer entrar no refugio.

Sábado
de manhã não sei a que horas fomos escurraçados pelo guarda (será que era mais de meio-dia?).
Preparamos as coisas e fizemos a aproximação às ajugas rojas (uma estucha).

Chegados ao pé das ditas meti-me no 1º largo do "Diedro de los guias" a "punta cigan" (que ao fim ficou "puta cigana") .

O croqui apontava V+ (percebi então os comentários "à posteriori" que estavam no croqui como "no lo creo", "ah ah ah", "?!!!!!", etc...).

A verdade é que saquei o 10 largo em livre (...de preconceitos)
agarrando-me a tudo o que podia incluindo dedos em pitons que abanavam...

O jonhy sacou o 2º (ou melhor dizendo o resto do 1º "...porque se me tinha acabado o material")

eu novamento ao ataque no ultimo largo.

"Diedro de los Guias" 120m - V+, (7a entrada directa).
A via começa à esquerda cruzando na diagonal uma placa com pequenas fissuras dificeis de proteger (tem um piton) até alcançar um tetito, dele sair pela esquerda por uma fissura até à plataforma onde se monta reunião. Da reunião sair pela direita até alcançar os diedros que levam ao cume.
evacuação em rápel pelo canal à esquerda.

Embora ainda fosse dia decidimos regressar ao refugio, ao qual chegamos já anoitecer.

Mais umas cervejinhas e uns liofilizados e toca a dormir.

No Domingo acordamos bem cedo preparamos os macutos e toca a bombar pelas pendentes gelados das caras norte até ao supé do 3º Hermanito,

Jonhy abriu o 1º largo e eu o segundo, escalada sempre a disfrutar, com muito frio e belas vistas.

Rapellamos (rappel equipado), e voltamos à caminhada, sempre pela aresta caminho ao Morezon, alternando partes em que colocava-mos/tirava-mos os crampons.
Do morezon à plataforma onde nos esperava a Mercedes (chegamos já de noite). Toca a empacotar as malas e regressar a casa, a sonhar com o regresso.